segunda-feira, 27 de abril de 2009

Respeitar não é acatar.

A vida é feita de escolhas. Quando somos jovens, nos acostumamos a acatar as escolhas que nossos pais fazem para nós, mesmo que não seja aquilo que queremos no momento. Muitas vezes, lá na frente vamos ver que foi o certo, mas em outras continuaremos nos perguntando como teria sido pegar outro caminho. Chega um momento na vida em que não podemos mais continuar acatando tudo que nos dizem, temos que começar a fazer nossas escolhas. Seus pais, amigos e a sociedade em geral não podem pensar por você, decidir por você, e por mais que você respeite a opinião das pessoas que ama e lhe importam, você não precisa acatá-las sempre.

Respeitar não é acatar. Quando você respeita a opinião de uma pessoa, você não se esforça pra mudá-la, porque acredita que mesmo ela não sendo boa pra você, não interfere na sua vida, e é boa pra pessoa que acredita nela (vamos falar aqui de opiniões boas e concretas, e não ruins e destrutivas!). Quando você acata uma opinião, tendo maturidade e oportunidade de não acatá-la, você está concordando com ela, e se você está concordando, então tem que acatá-la de todo coração. Porque você não é obrigado a aceitar.

Quando você começa a pensar por si mesmo, muitas pessoas vão contra você. É importante ter consciência das suas escolhas e opiniões, e ter a certeza de que está fazendo o seu melhor. Só assim você pode seguir em frente de cabeça erguida, tendo a tranquilidade de saber que lá na frente aqueles que te criticaram vão repensar e admitir que você não errou, apenas não acatou o que eles acreditavam ser certo.

Fazer escolhas e assumí-las faz parte do processo natural de crescimento, e cedo ou tarde todos irão passar por isso. Você escolhe se quer levar a vida que acha certa e justa, ou se vai abaixar a cabeça e acatar tudo que lhe dizem. E essa, além de ser a primeira, é a escolha mais importante.

Quantas pessoas não experimentaram coisas que não tinham vontade, só porque alguém que consideravam importante ofereceu? Graças a Deus e a minha mãe eu nunca passei por isso, pois tive educação e base suficientes pra saber que deveria tomar minhas decisões pela minha cabeça. Não vou mentir e dizer que sou um poço de virtude, já errei e já fiz coisas sem pensar, coisas que não deveria ter feito, mas as fiz pensando pela minha própria cabeça e não porque alguém me disse que seria bom!

Enfim, a vida é feita das decisões que você toma. Como disse sabiamente Dumbledore ao Harry "O que nos define não são nossas habilidades, mas sim nossas escolhas". De nada vale ter um Dom e usá-lo para o mal. De tudo vale o esforço para seguir o caminho do bem!

Retomando o início do texto, exerçam seu respeito pelas opiniões alheias, sempre, com todas as suas forças. E com mais forças ainda, exerçam a seu poder de se fazerem respeitados, não impondo o que acreditam, mas com calma e paciência, com amor no coração e com fé. Com o tempo, qualquer tempestade se acalma, o importante é não desistir. Termino esse texto com uma citação de Walt Disney, que descobri graças a animação "A família do futuro": "Around here, however, we don't look backwards for very long. We keep moving forward, opening up new doors and doing new things, because we're curious...and curiosity keeps leading us down new paths"....Então, Keep moving forward!

Nenhum comentário: