quarta-feira, 7 de março de 2007

Observando e não aprendendo..

Um sapo caolha me observa enquanto escrevo aqui. E me dá a real sensação de estar sendo observada. E as vezes não é uma boa sensação: Quando acordo feia, quando me sinto mal, quando me sinto sozinha, quando me sinto estranha. Nessas horas ele parece sorrir pros meus problemas, parece rir ironicamente de mim, como quem diz "humana estúpida...", parece querer ofender ao me olhar fixamente (ou melhor, girando seu olho tonto) . No mais, a sensação é boa. Ele sorri pra mim quando me sitno bonita, e ri quando resolvo meus problemas. Ri pra mim e não de mim! Ele parece amigável e bonzinho.
Observação. Até onde vai o prazer humano em observar a vida alheia? Meu sapinho caolha é apenas uma web cam, mas quantos não gostariam de observar através dele e me ver? Quantos não se arriscam a pedir? Raras vezes permito. Porquê? Porque é a minha vida! Minha imagem! E não sou marionete para o prazer humano da observação.
Assim como meu sapo, o ser humano é cruel na maioria do tempo. Se delicia sorrindo maliciosamente a cada tombo do vizinho, a cada erro da estrela famosa. Dá gargalhadas a cada novo escândalo ncausado por princesas do pop enfurecidas, e coloca a foto da moça em estado deplorável como avatar do msn. Qual o prazer? Além de um ícone, ela também é humana nas horas vagas, e eu não vejo a mínima graça em rir da desgraça alheia. Nem a da estrela, nem a do vizinho. Acho mais deplorável quem observa com prazer os escândalos do que quem os comete.
E do alto dos pensamentos fico aqui, observando, sendo observada. Julgando, sendo julgada. Sim, apesar de abominar, sou apenas mais uma a observar e ser observada. Não chamarei de Big Brother da vida real, é clichê demais. É apenas o vouyerismo nojento do qual somos joguetes. E o que fazer afinal? Nada! é a natureza humana.

Um comentário:

Felipe Drummond disse...

Olá Dandara,

agradeço a visita no meu blog! Gostei das suas observações, embora discorde veementemente de várias. Infelizmente to sem tempo pra comentar uma por uma, mas leia um texto meu chamado pimenta nos olhos dos outros é refresco que versa basicamente sobre o mesmo assunto que o seu, tirando o fato do voyeurismo a que estamos sujeitos.
http://sowhatsbeyond.blogspot.com/2006/09/pimenta-nos-olhos-dos-outros-refresco.html

agora... preciso dizer que fui um sádico voyeur conforme relatado no texto PISANDO EM FEZES, que você tbm confere no meu bloig!


bjs!