sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Eu tentei.

Juro que tentei assistir Amarcord com a mente aberta, sabendo que era um filme fantástico do Fellini, que tinha ganho um monte de prêmios e tudo mais.

Tentei contextualizar, li sobre o filme antes de assistir (coisa que nunca faço, mas lembre-se, era um teste). Li sobre o diretor. Li sobre a época. Assisti o filme pensando "tudo bem, é um estilo. Tudo bem, esse diretor é super prestigiado e fodão. Tudo bem, compreenda".

Não deu. Minha humilde inteligência não alcançou. Minha mente simples não conseguiu capitar toda a fodonice do filme em questão. Achei sacal. Achei realmente sacal. Ok, o figurino é fantástico. O humor é impagável. Certas cenas são realmente fantásticas. Mas mesmo tentando contextualizar, mesmo tentando enxergar com olhos de gente cult e inteligente, eu não consegui.

Reconheço a beleza de certos aspectos, e a real genialidade do diretor (aliás, genialidade não é o termo, mas não encontro outro melhor, perdão). Mas eu simplesmente não gostei do filme. Assim como detestei La dolce vita. Eu detesto Fellini. Acho os filmes dele massantes, chatos. Com contexto ou sem contexto.

Acho que filme bom é aquele que, independente da época em que foi feito, você assiste e ele diz alguma coisa. Lógico que enxerguei as referências no filme, e tudo o que ele falava sobre a época em que se passava. Eu entendi, não pensem que sou tão ignorante.

Enfim, acho que as pessoas supervalorizam demais certos diretores. Assistem os filmes e eles não dizem porra nenhuma. "Mas é um filme do Fellini!". Batam palmas, é o Fellini. E daí? Você pode compreender uma coisa, compreender a sua grandeza, o seu impacto no tempo em que foi feita. Compreender e ainda assim não gostar.

Ao menos eu não sou pseudo-intelectual e babaca o suficiente pra dizer que gosto de algo que não gosto. Abomino quem faz isso. Eu entendo, mas ainda assim acho um porre.

Um porre com litros de vômito e com ressaca no dia seguinte.

Eu tentei. Amarcord nunca mais.

Nenhum comentário: