quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Irritação do dia: Bloquearam o g-talk nas salas de informática da faculdade. Acabou minha diversão nas duas horas que passo esperando entre uma aula e outra.

Acho um absurdo bloquearem qualquer tipo de site, em qualquer lugar. Acho que não faz sentido NENHUM. Uma vez que a pessoa não consiga acessar o site, tudo que ela vai fazer é perder seu precioso tempo tentando achar uma maneira alternativa de acessá-lo. Acho que o bloqueio de sites mostra a total falta de confiança do ser humano na capacidade do outro. Além de ser uma medida extremamente idiota, que trata aqueles que não terão acesso como crianças. Ok, as pessoas no geral não prestam, mas vamos lá:

- No trabalho: A partir do momento que preciso bloquear um site para que meus funcionários não tenham acesso, estou atestando a falta de compromentimento e capacidade dos mesmos, visto que, caso os sites fossem liberados, eu acredito que eles passariam o dia dispersos em atividades não relacionadas as suas reais funções. Sendo assim, os sites não deveriam ser bloqueados, quando muito os funcionários deveriam ser reeducados. Uma postura de comprometimento e profissionalismo é extremamente necessária, mas não se consegue mediante bloqueios e impedimentos.

- Na faculdade: Aqui onde estudo a maioria realmente age como criança. Mas sinceramente, não justifica. Uma vez que sou estudande de comunicação social com habilitação em jornalismo, posso vir a fazer uso de programas como o msn para entrevistas, por exemplo (e isso não é hipotético e fantasioso, eu já usei!). Além disso, o youtube, o twitter e o myspace, só para citar alguns, são também fonte de pesquisa, e por isso os alunos deveriam ter livre acesso ao seu conteúdo. Enquanto os alunos da UFRJ fazem cobertura de palestras ao vivo, via twitter, aqui temos que lidar com o bloqueio.

Indo mais além, penso o seguinte: estudo numa universidade particular, em uma bairro de classe média/média alta. Os estudantes daqui possuem computador em casa, com acesso a internet e todos os recursos disponíveis. A troco de quê perderiam seu tempo entrando em determinados sites na faculdade, se podem fazer isso em casa? Liberar os sites não superlotaria os laboratórios. Indo ainda mais além, penso que se algum aluno não possui acesso a internet em casa, esse seria ainda mais um motivo para ter acesso livre na faculdade: Caso não o tivesse aqui, viveria totalmente fora do contexto da realidade contemporânea.

Um atraso total e completo de vida, de ensino, de liberdade de escolha. Porque no final das contas, sendo todos adultos e supostamente conscientes, o acesso a qualquer site deveria ser uma escolha: eu escolho se quero estudar ou vagabundear. Eu escolho se quero manter meu emprego sendo uma pessoa produtiva, ou se quero jogar tudo pro alto e passar o dia no twitter. As escolhas são de cada um, porque as consequências também o são.

Pro saco com os bloqueios, as proibições e todas as coisas relacionadas. Hoje, tudo que tenho a dizer é: MUNDO, VAI TOMAR NO CU.

Nenhum comentário: