quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Confeitaria

Comecei essa semana meu curso de confeitaria básica. É uma correria, as 4 horas da aula passam voando, as pessoas falam alto e correm de um lado pro outro. Hoje virei um rocambole no pano pra enrolar, depois de uma tentativa frustrada que grudou na forma. Quando consegui, o que aconteceu? Todo mundo gritou "aêêê" e aplaudiu. E todo mundo fez isso com as tarefas de todos os grupos, quando algo dava finalmente certo.

Vira e mexe alguém escorrega e quase cai, porque o chão fica meio engordurado. As bancadas ficam imundas, e todo mundo tem que lavar louça em algum momento. As unhas terminam cheias de massa, os aventais cheios de farinha, o cabelo achatado pela touca e os sapatos tão engordurados quanto o chão. A certa altura o calor vai ficando insuportável, e temos que abrir um pouco as janelas pra respirar. Mas quer saber? Eu poderia passar a vida naquela cozinha aprendendo, cozinhando, convivendo. É uma sensação muito boa quando chegamos no final da aula e colocamos os doces prontos na mesa. Todo mundo capricha na decoração, então fica tudo muito bonito e caprichado. E então nós finalmente provamos o que passamos a manhã inteira fazendo, é bom demais.

Aiai, já estou com medinho do fim. Quero emendar esse com outro e com quantos eu puder fazer. Quero ir cada vez mais longe e me especializar mais e mais. Eu demorei muito pra ter a oportunidade de mexer com as coisas que eu realmente gosto de fazer, e agora não vou deixar isso pra trás por nada nesse mundo.

Em 2010 ninguém me segura, prontofalei.

Nenhum comentário: